Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

UA continua buscando solução para a crise política do Zimbábue

A União Africana (UA) retomou nesta terça-feira as discussões sobre a situação no Zimbábue, em um clima de grave crise política e de forte pressão ocidental liderada pelos Estados Unidos por causa da questionada reeleição do presidente Robert Mugabe.

AFP |

A reunião de cúpula da UA, em Sharm el-Sheikh, Egito, iniciou o segundo e último dia de debates, centrados na crise zimbabuana.

De acordo com fontes da Comissão da UA, alguns presidentes africanos já discutiram a questão zimbabuana em contatos informais prévios.

ONU, União Européia (UE) e Estados Unidos pressionam a UA para que rejeite a reeleição de Mugabe, que compareceu à reunião de cúpula um dia depois de tomar posse, após uma votação que os ocidentais consideram ilegítima.

Os Estados Unidos prepararam um projeto de resolução para o Conselho de Segurança das Nações Unidas que prevê sanções contra o Zimbábue.

O projeto, que Washington discute com os aliados no Conselho antes de apresentá-lo formalmente, contempla um embargo de armas com destino ao Zimbábue e medidas individuais contra algumas pessoas, não identificadas, acusadas de travar o processo democrático no país.

De acordo com a tradição da UA, geralmente contrária à aplicação de sanções contra seus membros, esta reação à crise zimbabuana não provocou nenhum entusiasmo na reunião de cúpula.

Sem mencionar diretamente os Estados Unidos, o Comissário de Paz e Segurança da UA, Ramtan Lamamra, afirmou que "as sanções não são a melhor ferramenta de que dispõe a diplomacia moderna".

Desde a abertura, a reunião de cúpula da UA, que recebeu Mugabe ignorando os pedidos para não legitimar sua reeleição, parece privilegiar uma solução negociada entre Mugabe e o líder opositor zimbabuano Morgan Tsvangirai.

Este último saiu na segunda-feira da embaixada da Holanda em Harare, onde estava refugiado da violência do regime.

mc-eg/fp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG