TV do Hamas exibe desenho animado que denigre imagem de Autoridade Palestina

A rede de televisão do movimento radical Hamas, a Al Aqsa TV, exibiu um desenho animado que retrata os serviços de segurança da Autoridade Palestina como colaboracionistas em relação a Israel, afirmou nesta terça-feira um de seus diretores.

AFP |

No episódio piloto entitulado "Uma missão especial", que foi ao ar este mês, a rede apresenta um agente de segurança da Autoridade Palestina na Cisjordânia chamado Bahlul (bufão, em árabe), que está disposto a fazer o que for necessário para agradar os israelenses.

"Nos preparamos para exibir no começo de fevereiro este série, que estigmatiza as práticas da Autoridade" Palestina, declarou à AFP sob anonimato um diretor da Al Aqsa TV.

Ele comemorou a grande audiência do episódio piloto. A rede "recebeu centenas de cartas de telespectadores" em Gaza e no exterior pedindo que a série continuasse a ser exibida.

No primeiro episódio, Bahlul encera as botas dos militares israelenses, beija seus pés quando eles ordenam e se esforça para proteger os colonos judeus que massacram crianças palestinas e bebem seu sangue.

"Vocês assassinaram nossos filhos e eu responderei com mais paz ainda", afirma a personagem, garantindo aos militares israelenses que sua tarefa consiste em "proteger as colônias" e que para isso ele está disposto "a matar meu irmão e me divorciar de minha mulher".

O Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza em 2007, depois de expulsar de lá à força as forças de segurança da Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas, do partido Fatah.

A rede Al Aqsa glorifica os atentados anti-israelenses, inclusive sua programação infantil.

Em janeiro de 2009, as autoridades francesas conseguiram impedir que a Al Aqsa fosse transmitida na Europa, alegando que alguns programas infringem a lei que proíbe a incitação ao ódio e à violência por motivos raciais, religiosos ou de nacionalidade.

az-jk/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG