Turquia prende 34 em ação contra a Al-Qaeda

Trinta e quatro pessoas foram detidas pela polícia turca em uma série de operações nesta terça-feira em várias províncias do centro do país contra a rede terrorista Al-Qaeda, informou a agência Anatolia.

AFP |

As operações desbarataram vários pontos de referência da rede, que permitiu a detenção de 17 pessoas em quatro províncias.

Outras 17 pessoas foram detidas na região de Kahramanmaras.

Segundo o canal estatal TRT, a primeira operação policial apreendeu um vídeo, supostamente filmado no Afeganistão, que explica como fabricar uma bomba.

Sete pessoas suspeitas de pertencer à rede de Osama Bin Laden já haviam sido detidas no início do mês na província de Eslisehir (oeste).

Em março, a imprensa turca informou que os servicos de inteligência americanos advertiram as autoridades do país sobre o planejamento de atentados contra interesses estrangeiros na Turquia por militantes da Al-Qaeda.

O governo de Ancara atribui a uma célula turca da Al-Qaeda os atentados de Istambul em novembro de 2003 contra duas sinagogas, o consulado britânico e o banco inglês HSBC, que mataram 63 pessoas, incluindo o cônsul britânico.

Em 2007, sete homens foram condenados por estes ataques.

su-ms/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG