Turquia e Rússia devem discutir formação de bloco do Cáucaso

ANCARA (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ali Babacan, se reunirá com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, no próximo mês para discutir a criação de uma aliança de países do Cáucaso capaz de incluir a Rússia e a Geórgia, afirmou um porta-voz da chancelaria turca na sexta-feira. A Turquia, país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ficou alarmada com o conflito na vizinha Geórgia, embate esse no qual soldados russos e georgianos disputaram o controle sobre a região separatista da Ossétia do Sul.

Reuters |

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, propôs a chamada Plataforma de Estabilidade e Cooperação, que abarcaria a Turquia, a Rússia, a Geórgia, a Armênia e o Azerbaijão.

O bloco, que começa agora a ser formado, lidaria com questões bilaterais e com questões de segurança.

Autoridades das chancelarias russa e turca vão se reunir na próxima semana para preparar terreno para as negociações entre Babacan e Lavrov, disse o porta-voz à Reuters.

A Turquia, que deseja ingressar na União Européia (UE) e que é um importante aliado estratégico dos EUA na região, representa um centro de negócios para as exportações de combustível vindas do mar Cáspio e da região central da Ásia.

(Por Zerin Elci)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG