Turquia e Iraque discutem estratégia comum em combate a rebeldes do PKK

Ancara, 20 dez (EFE).- O vice-presidente iraquiano, Tareq al-Hashemi, chegou hoje a Ancara para debater com autoridades turcas a colaboração bilateral na luta contra o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que usa suas bases no norte do Iraque para atacar a Turquia.

EFE |

Ao chegar hoje ao aeroporto da capital turca, Hashemi disse aos jornalistas que a administração da região autônoma do Curdistão iraquiano está disposta a colaborar na luta contra as bases do PKK na zona, que há mais de um ano são periodicamente atacadas por incursões do Exército turco.

O vice-presidente iraquiano, que se reunirá entre hoje e amanhã com o presidente turco, Abdulah Gul, e com o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, disse que os dois países têm assuntos a tratar após a aprovação do acordo de segurança que regulamenta a presença de tropas americanas no Iraque a partir de dezembro.

Sobre isso, Hashemi disse que um novo período começa após a assinatura desse acordo, e que muitos assuntos devem ser debatidos em relação a interesses comuns turco-iraquianos.

Embora a prevista visita de Gul a Bagdá este mês tenha sido cancelada devido a problemas de saúde do presidente turco, os contatos entre as duas nações serão intensificados com a visita à Turquia na próxima semana do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e, depois, do ministro de Exteriores, Hoshyar Zebari.

Estes contatos diplomáticos a alto nível se concentrarão nas questões de segurança que afetam as duas nações, após fechado o pacto de segurança com os EUA. EFE dt/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG