Mapa do Caminho para normalizar relações - Mundo - iG" /

Turquia e Armênia lembram Mapa do Caminho para normalizar relações

Turquia e Armênia mencionaram um Mapa do Caminho para negociações que visam à reconciliação entre os dois países, anunciou em um comunicado o ministro das Relações Exteriores turco nesta quarta-feira.

AFP |

As negociações, realizadas discretamente, nas quais a Suíça é mediadora, levaram a "progressos concretos e a uma compreensão mútua", acrescentou o comunicado.

"Os dois países (...) estabeleceram um marco global para a normalização de suas relações bilaterais de maneira que satisfaça ambas as partes. Um Mapa do Caminho foi determinado neste contexto", acrescentou.

Os progressos realizados até agora "dão uma perspectiva positiva para o processo em curso", indica o documento, mas não apresenta maiores detalhes sobre os componentes desse "Mapa do Caminho".

No início do mês, o presidente norte-americano, Barack Obama, reuniu-se em Istambul com os ministros das Relações Exteriores turco e armênio, e pediu a eles que chegassem "rapidamente" a um acordo para normalizar suas relações.

Ambos os países não têm relações diplomáticas devido a posições opostas a respeito do massacre de armênios cometido pelo Império Otomano entre 1915 e 1917. Erevan exige a qualificação de genocídio, termo que Ancara rejeita categoricamente.

Por outro lado, a Turquia fechou a sua fronteira com a Armênia em 1993 em apoio ao Azerbaidjão, devido a um conflito entre Baku e Erevan pelo controle da região de Nagorno-Karabakh (ou Alto Karabakh), enclave povoado por armênios em território azerbaidjano.

No entanto, a viagem do presidente turco, Abdullah Gul, a Erevan, em setembro passado, em ocasião de uma partida de futebol, mudou a situação, e desde então os contatos se intensificaram em nível ministerial. Em janeiro, os primeiros-ministros de ambos os países se reuniram em Davos (Suíça).

O comunicado desta quarta-feira foi divulgado pouco antes do dia em que as vítimas do genocídio são lembradas, 24 de abril.

su-nc/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG