Turquia e Armênia assinarão vários protocolos de normalização de relações

Istambul (Turquia), 28 set (EFE).- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que a Turquia e Armênia assinarão vários protocolos destinados à normalização de suas relações diplomáticas no próximo dia 10 de outubro, informou hoje a imprensa local.

EFE |

Apesar de a Turquia ter sido um dos primeiros países em reconhecer a independência armênia da União Soviética, ambas as nações romperam relações em 1993, por causa da anexação por parte da Armênia do território do Nagorno-Karabakh, pertencente ao Azerbaijão, aliado dos turcos.

Outro litígio que os países mantêm é o relacionado com o reconhecimento como genocídio do massacre de centenas de milhares de armênios em 1915 pelas mãos do Império Otomano, antecessor da atual República da Turquia, que não reconhece como tal esses fatos.

As relações entre os dois Estados experimentaram um degelo no ano passado, quando o presidente da Turquia, Abdullah Gül, concordou em visitar a Armênia e conversar com seu colega, Serj Sarkisian, por ocasião de um jogo de futebol entre as seleções de futebol dos dois países.

Segundo as informações publicadas pela imprensa turca, os protocolos tratarão sobre restabelecimento das relações diplomáticas, abertura de fronteiras e reconhecimento por parte da Armênia dos atuais limites territoriais da Turquia.

Esses protocolos deverão ser depois ratificados pelos respectivos Parlamentos, por isso que está previsto que a abertura de fronteiras não aconteça antes do dezembro ou do início de 2010. EFE amu/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG