Turquia bombardeia alvos do PKK no Iraque, dizem fontes

ISTAMBUL (Reuters) - Aviões turcos bombardearam nesta sexta-feira alvos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, segundo fontes do Exército turco. Um porta-voz do PKK disse que não houve feridos. Pelo menos oito aviões participaram da operação contra os separatistas curdos, iniciada por volta de 13h30 (hora de Brasília), segundo essas fontes, acrescentando que o bombardeio foi intenso.

Reuters |

Na quinta-feira, o Estado-Maior turco anunciou que na véspera um grupo de rebeldes foi atacado no norte do Iraque quando tentava se infiltrar na Turquia. O Estado-Maior afirma que os combates prosseguem na sexta-feira e que dois militares foram mortos na montanhosa província de Sirnak, fronteiriça com o Iraque. Fontes militares disseram que as vítimas foram um major e um soldado raso.

'Temos combatentes na área, mas eles não estão concentrados em um só lugar. Por isso não temos baixas', disse Ahmed Danees, porta-voz do PKK, por telefone do norte do Iraque.

Em fevereiro, os militares turcos realizaram uma ação de oito dias no norte do Iraque contra o PKK.

A Turquia culpa o grupo separatista curdo pela morte de 40 mil pessoas desde 1984, quando o grupo iniciou sua luta armada.

EUA e UE consideram o PKK como um grupo terrorista.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG