Turquia assegura que resolverá problema de escassez de água no Iraque

Bagdá, 11 ago (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, assegurou hoje, em Bagdá, aos responsáveis iraquianos, que seu país fará tudo o que puder para atenuar a escassez de água que afeta o Iraque, como consequência da diminuição do nível dos rios Tigre e Eufrates.

EFE |

Davutoglu, que chegou esta manhã a Bagdá, afirmou em entrevista coletiva com o ministro de Assuntos Exteriores iraquiano, Hoshyar Zebari, que a Turquia injetou recentemente quantidades adicionais de água nos dois rios, que nascem na Turquia e desembocam no Iraque.

Segundo Zebari, as autoridades turcas forneceram uma contribuição adicional aos rios de 500 metros cúbicos por segundo.

O ministro turco destacou, além disso, que seu país aumentará esta quantidade no futuro, mas não precisou datas.

O Iraque sofre de escassez de água desde a construção de várias represas com fins agrícolas e energéticos, nos dois últimos anos, na Turquia.

O ministro turco também fez referência à recente alta da violência no Iraque e descreveu os atentados perpetrados contra xiitas em Bagdá e Mossul, nos quais morreram dezenas de civis, como "ações brutais".

Durante sua visita ao Iraque, Davutoglu deve se reunir com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, para tratar vários assuntos de interesse comum, como a situação da segurança no Iraque.

EFE ah/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG