Turquia anuncia US$ 1 mi e 10 toneladas de ajuda ao Haiti

Ancara, 15 jan (EFE).- A Turquia enviará US$ 1 milhão e 10 toneladas de ajuda humanitária ao Haiti, informou hoje a agência de notícias estatal Anadolu.

EFE |

Ao anunciar a assistência, o ministro de Estado e porta-voz do Governo turco, Cemil Cicek, manifestou suas condolências ao Haiti, devastado por um terremoto na terça-feira.

Cicek disse que um avião de carga das Forças Armadas da Turquia vai transportar as 10 toneladas de ajuda humanitária prometidas, que incluem medicamentos, alimentos, artigos de primeira necessidade, barracas, cobertores e um hospital de campanha.

Além disso, no avião militar viajará uma equipe médica de 20 pessoas e dois veículos de busca.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 de Brasília da terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do país. A Cruz Vermelha do Haiti estima que o número de mortos ficará entre 45 mil e 50 mil.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, havia falado de "centenas de milhares" de mortos.

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 14 militares do país que participam da Minustah morreram em consequência do terremoto.

A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor.

Diferente dos dados do Exército, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, aumentou hoje o número de mortos para 17 - considerando as mortes de Luiz Carlos da Costa, funcionário da ONU, e de outro brasileiro que não identificou -, segundo informações da "Agência Brasil" EFE amu/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG