Turistas começam peregrinação pelo novo presidente americano

NOVA YORK - Os locais que um presidente chamou de lar geralmente viram atrações turísticas de peso, da fazenda Monticello do presidente Thomas Jefferson, a Hodgenville, Kentucky, onde ficava o chalé de Abe Lincoln, e a casa onde Bill Clinton passou a infância em Hope, Arkansas.

AP |

Acordo Ortográfico

Então o que Barack Obama tem a oferecer? Provavelmente o apartamento no 10º andar de um prédio em Honolulu onde viveu com sua mãe e avós.

Mas para ver todos os locais ligados à história da vida de Obama você terá que visitar três países, seis fusos horários e seis Estados.
Obama cresceu no Havaí e Indonésia, tem raízes no Kansas e Quênia, foi à escola em Los Angeles, Nova York e Boston. Ele e sua mulher criaram suas filhas em Chicago, onde os turistas já procuram rastros da família.

AP
Obama no elevador do prédio
em que cresceu, em Honolulu
"Por que as pessoas visitam as casas dos presidentes? Porque essas casas representam o que temos de mais parecido com um santuário secular. Nós vamos até elas para venerar a nós mesmos e o sonho da América", explicou Rick Shenkman, historiador presidencial da Universidade George Mason na Virgínia e editor do website History News Network.

Shenkman disse que os presidentes que cresceram de forma mais humilde (principalmente em casas modestas) aumentam a sensação do sonho americano de que qualquer um pode chegar ao posto de liderança.

"Na verdade, poucos presidentes nasceram pobres", disse Shenkman. "Mas Obama se encaixa neste perfil".

Obama disse que sua história de vida incomum "se espalha por muitos quilômetros e gerações, raças e realidades". Aqui estão alguns lugares para manter em mente na hora de programar uma Obama Tour.

Raízes: Quênia e Kansas

O pai de Obama nasceu em Kogelo, uma vila no oeste do Quênia. O meio irmão e a madrasta de Obama, além de outros parentes distantes, ainda vivem ali. A propriedade da família consiste de três casas de pedras, árvores de bananas e uma pequena plantação de milho. Imagens de Obama podem ser vistas em outdoors e ônibus do país e o dia de sua eleição foi declarado feriado nacional.

Para chegar a Kogelo é preciso voar até Nairóbi e dirigir cerca de uma hora até a vila, parcialmente por uma estrada de terra. Até então, os únicos turistas que chegaram até aqui eram jornalistas.

Obama também tem raízes no Kansas, onde nasceu sua mãe, Stanley Ann.

Sua avó materna, Madelyn Payne Dunham, cresceu em Augusta, perto de Wichita. Seu avô, Stanley Dunham, cresceu em El Dorado, onde Obama fez um comício em janeiro.

Infância: Havaí e Indonésia

Obama nasceu em Honolulu e viveu com sua mãe e avós num apartamento no 10º andar no número 1617 da rua Beretania Sul. Ele visitou sua avó no mesmo endereço durante a campanha e ela morreu pouco antes do Dia da Eleição.

AP
Obama viveu com os avós no Havaí até os 18 anos de idade

A mãe de Obama se casou com um indonésio e em 1967 eles se mudaram para Jacarta. A irmã de Obama, Maya, nasceu na cidade. Primeiro eles viveram humildemente na rua  Haji Ramli Tengah com galinhas e patos no quintal, e depois em uma casa estilo colonial holandesa no bairro mais prestigioso da cidade na rua Taman Amir Hamza, que não mudou muito nas últimas três décadas. Obama frequentou a escola católica Franciscus Assisi e depois a escola estadual Menteng 1.

Aos 10 anos, Obama voltou ao Havaí, onde viveu com seus avós até os 18 anos. Ali ele estudou na escola Punahou, pela qual jogou basquete no campeonato estadual conquistando o título de campeão no último ano do Ensino Médio.

Universidade e Escola de Direito: Occidental, Columbia, Harvard

Obama frequentou a faculdade Occidental College em Eagle Rock, um subúrbio no noroeste de Los Angeles, oeste de Pasadena, entre 1979 e 1981. Ele morou no campus Haines Hall nos dois primeiros anos.

Em 1981, ele transferiu seus estudos para a Universidade de Columbia, na Rua 116 com a Broadway em Manhattan. Formando ciência política, ele recebeu o título de bacharel em 1983. Ele morou em vários apartamentos, incluindo um na rua 114 oeste, número 622 e outro na rua 94 leste, número 334.

Obama seguiu para a Escola de Direito de Harvard em Cambridge, Massachusetts, onde estudou entre 1988 e 1991. Ele frequentou aulas no prédio Langdell Hall, jogou basquete no Ginásio Hemenway e foi eleito o primeiro presidente negro do Harvard Law Review. Ele morou nas redondezas de Somerville, Massachusetts, em um apartamento na rua Broadway, 365.

Chicago

O interesse nos lugares por onde Obama passou em Chicago é tão intenso que o website oficial de turismo da cidade www.choosechicago.com agora mostra os locais em que a família come e faz compras. Entre eles está o restaurante mexicano Topolobampo, na rua Clark Norte, 445.

Como organizador comunitário em meados dos anos 1980 em Chicago, Obama passou grande parte do seu tempo nos projetos de moradia Altgeld Gardens, na Zona Sul.

Ele voltou à cidade depois de conquistar seu diploma de direito, ensinou na Universidade de Chicago e entrou para a política. Agora ele vive com sua família na Avenida Sul, 5046, em um apartamento comprado por US$1.65 milhões em 2005. A casa fica na região afluente de Kenwood.

Obama corta o cabelo no Hyde Park Hair Salon & Barber Shop, que fica na Avenida Blackstone Sul, 5234, e frequenta a academia no East Bank Club, na Rua Kingsbury Norte, 500.

Quanto ao próximo endereço da família Obama, você não vai precisar procurar muito: Avenida Pennsylvania, 1600.

Leia também:

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG