Turismo vê potencial em seguro climático para pacotes turísticos

Por Alister Doyle GENEBRA (Reuters) - Os seguros são um recurso subestimado pelo setor turístico para lidar com os riscos da mudança climática, com ofertas que vão de uma garantia de clima perfeito em Barbados a resorts de esqui prometendo neve profunda, dizem especialistas.

Reuters |

"Os seguros têm um enorme potencial no turismo", disse à Reuters o presidente de um painel de turismo e clima da Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas (ONU), Daniel Scott, em uma conferência do clima em Genebra, na Suíça.

A conferência, que ocorre de 31 de agosto a 4 de setembro, procura ampliar o fluxo de informações climáticas para ajudar os países a se adaptar a alterações como secas, tempestades ou elevação do nível dos mares.

Um estudo encomendado pela ONU e conduzido por Scott a respeito de seguros climáticos nos últimos anos inclui o programa de Barbados, que reembolsa os turistas se as temperaturas durante o dia estiverem abaixo de 26 graus Celsius ou se houver mais de 5mm de chuva.

Alguns resorts de esqui na Europa e na América do Norte oferecem um reembolso se a precipitação de neve for inadequada.

Um evento de golfe da PGA na Carolina do Norte, nos EUA, contratou um seguro contra o excesso de chuva, que afastaria os espectadores.

Especialistas dizem que a indústria do turismo é uma das mais sujeitas a mudanças climáticas, que poderão interferir nos padrões de chuvas e aumentar o nível e a temperatura dos mares.

O turismo gerou uma receita global de 735 bilhões de dólares em 2006 de acordo com dados da ONU. Algumas ilhas tropicais dependem do turismo para compor metade de seu produto interno bruto.

Scott disse ser difícil estimar o valor total dos seguros de turismo, mas que são uma pequena parte do mercado para derivativos do clima, estimados em 32 bilhões de dólares no período 2007-08 e dominados por clientes dos setores de agricultura e energia.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG