Turcos querem recuperar ossos de santo que inspirou Papai Noel

Um arqueólogo pediu ao governo turco para que exija da Itália a devolução dos ossos de São Nicolau, que inspirou a figura do Papai Noel, para a sua cidade natal do santo - a atual cidade turca de Demre, antiga Mira. O santo, do século III, nasceu e foi canonizado na cidade, que então ficava em uma região grega.

BBC Brasil |

Ele era conhecido por fazer milagres e oferecer ouro aos pobres em segredo. Em uma ocasião, chegou a descer de uma chaminé para deixar sua oferta.

Na Idade Média, os árabes ocuparam Mira e marinheiros italianos levaram os ossos mortais de São Nicolau para Bari, na Itália, onde permanecem enterrados.

O governo turco afirmou que está analisando pedir a Roma para que os ossos de São Nicolau sejam devolvidos à Turquia após o pedido do arqueólogo Neyzat Cevik, responsável pela investigação arqueológica da cidade de Demre.

Segundo Cevik, o santo havia deixado claro durante a vida o desejo de ser enterrado em sua cidade natal.

Apesar de a Turquia muçulmana não celebrar o Natal, a figura natalina do Papai Noel é bastante popular na cidade natal do santo que a inspirou.

Mesmo com a ausência dos ossos mortais de São Nicolau na atual Demre, a cidade abriga uma igreja bizantina que traz uma grande imagem de Papai Noel, com barba e roupas vermelhas.

Leia mais sobre: Papai Noel

    Leia tudo sobre: papai noelturquia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG