Túnel clandestino usado por imigrantes ilegais é descoberto no México

As autoridades mexicanas descobriram um túnel clandestino em Mexicali, na Baixa Califórnia (norte), utilizado por imigrantes ilegais para entrar nos Estados Unidos, informou no sábado a secretaria de Segurança Pública de Mexicali.

AFP |

"Presumimos que o túnel era usado para passar imigrantes de forma ilegal para os Estados Unidos", explicou à AFP Luis Felipe Chávez, subdiretor do organismo.

A entrada para a passagem subterrânea ficava em uma casa, localizada a 60 metros do muro metálico instalado pelas autoridades americanas na fronteira. O esquema foi descoberto depois que o túnel sofreu infiltrações de um canal próximo, inundando a casa.

A secretaria informou ainda que os vizinhos afirmam desconhecer o morador da casa, onde foram encontrados colchonetes e roupas.

O número de mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos caiu 37,5% em 2008, em relação ao mesmo período de 2007, por causa da crise financeira mundial, indicou neste sábado uma funcionária do Instituto Nacional de Migração.

gbv/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG