Tumulto em prisão da Califórnia deixa 255 presos feridos

Mais de 200 prisioneiros com ferimentos leves e 55 hospitalizados por ferimentos maiores foi o registro de um motim em uma prisão para homens no sul da Califórnia (oeste), confirmou neste domingo à AFP um porta-voz do centro penitenciário.

AFP |

"Os últimos números que temos como resultado do incidente da noite (sábado) é que mais de 200 presos receberam tratamento médico na mesma instituição por ferimentos menores", disse o porta-voz carcerário Mark Hargrove.

Outros "55 presos com ferimentos mais sérios foram levados a hospitais locais para serem tratados", indicou Hargrove.

Os distúrbios começaram na penitenciária do Instituto para Homens da Califórnia, localizado na cidade de Chino, 56 km a leste de Los Angeles.

De acordo com um comunicado do Departamento de Instituições Correcionais e de Centros de Reabilitação da Califórnia, a briga teve início por volta das 20h20 de sábado (00h20 GMT de domingo em Brasília) em um dos módulos dessa prisão, que possui atualmente cerca de 1.300 presos.

A Califórnia tem um dos sistemas carcerários mais superlotados e caros de todo o país, a ponto de na semana passada três juízes federais terem ordenado o desenvolvimento de um plano para liberar cerca de 40.000 presos nos próximos dois anos e aliviar as prisões.

pb/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG