Tumulto em festival religioso mata mais de 100 na Índia

Multidão entrou em pânico após acidente com jipe em área montanhosa de floresta; tragédia também deixou 50 feridos

iG São Paulo |

O número de peregrinos hindus mortos após um tumulto durante um dos mais populares festivais hindus da Índia na sexta-feira subiu para 102, informou uma fonte policial neste sábado. Além disso, há 50 feridos.

AP
Policial indiano é visto com o rosto coberto perto de local de tumulto, em que mais de cem morreram pisoteados durante festival religioso hindu
"Recuperamos todos os corpos nos trabalhos de resgate feitos durante a madrugada, apesar do forte nevoeiro e de ser uma zona montanhosa remota", explicou à agência indiana "PTI" Jacob Punoose, diretor-geral da polícia de Kerala, Estado onde aconteceu o tumulto.

A tragédia aconteceu na noite de sexta-feira quando um jipe cheio de peregrinos perdeu o controle e bateu em uma multidão de fiéis que retornavam de um santuário de Kerala, disse Sanjay Kumar, um graduado policial na área.

Os devotos atingidos pelo veículo andavam em um caminho estreito em uma floresta montanhosa em Pulmedu, situada a poucos quilômetros do templo hindu de Sabarimala. O acidente desatou o pânico na multidão.

Centenas de milhares haviam se reunido no santuário na sexta-feira, o último dia do festival religioso anual. Segundo os organizadores, o evento atrai de 3 a 4 milhões de pessoas anualmente.

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e a presidente Pratibha Patil expressaram suas condolências pela tragédia e anunciaram compensações financeiras para as vítimas. Segundo a agência "Ians", uma equipe de 60 médicos se deslocou para o local para realizar as autópsias dos fiéis mortos, enquanto muitas pessoas tentam identificar seus familiares.

Tumultos fatais são relativamente comuns na Índia, onde grandes multidões se reúnem em áreas minúsculas com nenhuma medida de segurança ou controle em número de pessoas.

AFP
Centenas se reuniram no santuário hinduísta de Sabarimala nesta sexta-feira, último dia do festival religioso anual
Em março, 63 foram mortos quando habitantes de uma vila disputaram alimentos e roupas que eram doados em uma cerimônia em um templo em Uttar Pradesh. Em 2008, mais de 145 morreram em um em um templo hindu localizado perto do Himalaia.

*Com AP, AFP, Reuters e BBC

    Leia tudo sobre: Índiapisoteamentotumultofestival religioso hindu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG