Taipé, 8 ago (EFE).- O tufão Morakot causou, até o momento, um morto, quatro desaparecidos e 15 feridos em Taiwan, segundo o Centro Nacional de Emergências, que não dispõe ainda de todos os dados.

Um petroleiro registrado nas ilhas Marshall encalhou no litoral do extremo sul da ilha devido aos fortes ventos desencadeados pelo "Morakot", informou a Polícia Litorânea de Taiwan.

Os 17 tripulantes do petroleiro de 4.535 toneladas foram resgatados e se encontram a salvo em Taiwan.

Outros dois navios registrados no Camboja, que viajavam da Indonésia até a Coreia do Sul, também encalharam e seus tripulantes foram resgatados.

Em Taiwan, o tufão paralisou toda a atividade laboral desde a sexta-feira e deixou a 160 mil casas sem eletricidade, segundo dados da Companhia Elétrica de Taiwan.

O transporte na ilha também está virtualmente paralisado, com a suspensão dos voos nacionais e de quase todos os internacionais.

Foram registradas várias inundações e deslizamentos de terra por toda Taiwan, onde podem ser observadas árvores arrancadas e veículos virados pelos fortes ventos.

Taiwan, que sofria uma seca, está recebendo grande quantidade de chuva, que produz inundações e destroça os cultivos, desencadeando uma forte alta nos preços das verduras.

O Governo central e os Governos locais da ilha mantêm centros de emergência para enfrentar as consequências negativas do tufão. EFE flp/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.