Kalmaegi obriga evacuação de 180 mil pessoas na China - Mundo - iG" /

Tufão Kalmaegi obriga evacuação de 180 mil pessoas na China

Xangai, 18 jul (EFE).- Cerca de 180 mil pessoas foram evacuadas no sudeste chinês diante da chegada iminente do tufão Kalmaegi, que deixou sete mortos em sua passagem pela ilha de Taiwan, informou hoje a agência oficial de notícias Xinhua.

EFE |

A evacuação foi realizada na província de Fujian, aonde se aproxima, neste momento, o olho da tempestade.

Dos 180 mil evacuados, cerca de 30 mil são trabalhadores do litoral, e os outros 150 mil marinheiros dos 30 mil navios que tiveram que voltar à terra, após os alertas emitidos pelas autoridades marítimas, pesqueiras e de controle de inundações de Xangai, Zhejiang, e Fujian.

O "Kalmaegi" está a ponto de atingir terra nas províncias de Zhejiang e Fujian, segundo mostra uma fotografia de satélite obtida às 17h25 (6h25 de Brasília) e publicado no site do Centro Nacional de Meteorologia chinês.

Em Taiwan, o "Kalmaegi" produziu 157 inundações, e em uma delas uma aldeia inteira ficou submergida, além de ter causado cortes no fornecimento de água a 680 mil famílias e vários deslizamentos de terra, segundo esta última fonte.

As perdas econômicas em Taiwan sobem para 1,8 milhão de euro (US$ 2,9 milhões) em colheitas e cerca de 630.000 euros (quase US$ 1 milhão) em pecuária, segundo dados do Conselho de Agricultura taiuanês. EFE jad/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG