um barco com quase 700 passageiros. " / Fengshen mata pelo menos 80 pessoas nas Filipinas - Mundo - iG" / um barco com quase 700 passageiros. " /

Tufão Fengshen mata pelo menos 80 pessoas nas Filipinas

MANILA - Pelo menos 80 pessoas morreram por causa das enchentes causadas pelo tufão Fengshen no centro e sul das Filipinas, e o número pode aumentar ainda mais por causa do naufrágio de http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/06/22/barco_com_700_naufraga_em_meio_a_tufao_nas_filipinas_1381392.html target=_blankum barco com quase 700 passageiros.

EFE |

AP
Enchentes causadas por tufão deixaram mais 80 mortos

A região mais afetada foi a província de Iloilo, a 500 quilômetros ao sul da capital, e cujo governador, Neil Tupaz, informou hoje de pelo menos 59 mortos nas inundações provocadas pela tempestade.

Nanette Tansingco, prefeita da cidade de San Fernando na província de Romblon, confirmou o achado de quatro corpos de pessoas que estavam no "Princess of Stars", que sofreu ontem uma falha no motor e perdeu o contato por rádio com o porto perto de Sibuyan, 300 quilômetros ao sudeste da capital.

Após suspender ontem à noite os trabalhos de resgate devido à forte correnteza e vendavais, a Marinha e a Guarda Litorânea retomaram hoje a busca do barco, de quase 24 toneladas e com 747 pessoas a bordo.

Outras 17 pessoas perderam a vida na ilha de Mindanao, cerca de 800 quilômetros ao sul de Manila.

Na província de Maguindanao, as inundações e deslizamentos deixaram ontem um total de 14 mortos, enquanto cinco pessoas continuam desaparecidas, e a vizinha província de Cotabato registrou outras três vítimas fatais.

Com ventos de 120 km/h e seqüências de até 150, a tempestade mudou de trajetória de madrugada e se aproximou de Manila, onde arrancou árvores e causou cortes na provisão de energia elétrica em amplas áreas da zona metropolitana.

As Forças Armadas começaram a fazer estoque de arroz e material de emergência, e os hospitais se encontram em estado de alerta máxima.

A cada ano, as enchentes e deslizamentos de terras durante a temporada de chuvas causam dezenas de mortos nas Filipinas.

Em 2006, quatro tempestades de intensidade incomum alagaram várias regiões de Luzon com enchentes que deixaram mais de 1.300 mortos, quase três milhões de desabrigados e meio milhão de casas destruídas.

Leia mais sobre: Filipinas

    Leia tudo sobre: filipinas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG