Tsunami teria destruído várias aldeias após terremoto em Samoa

Várias aldeias foram destruídas pelo tsumani que atingiu o Pacífico sul depois de um terremoto no litoral de Samoa, e muitas pessoas estariam desaparecidas, informou uma rádio da Nova Zelândia.

AFP |

As informações falam de uma destruição generalizada, mas ainda não há qualquer confirmação oficial.

Um terremoto de magnitude 7,9 que atingiu nesta terça-feira o litoral de Samoa gerou um alerta de tsunami em uma ampla faixa do Oceano Pacífico, incluindo Nova Zelândia, Tonga e Fiji, informaram os especialistas americanos.

A advertência também vale para Samoa Americana, Ilhas Niue, Ilhas Wallis e Futuna, os atóis de Tokelau, Ilhas Cook, Tuvalu, Kiribati, as Ilhas Kermadec, as Ilhas Baker e Howland, a Ilha Jarvis, a Polinésia francesa, as ilhas Palmyra, Vanuatu, Nauru, as ilhas Marshall, as Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Ilha Kosrae, Papua Nova Guiné, Havaí, Pohnpei, ilhas Wake, Pitcairn e Islas Midway.

O epicentro do terremoto foi localizado 200 km a sudoeste de Apia, a capital do arquipélago de Samoa, precisou o Instituto Geofísico americano (USGS).

Para medir a magnitude de um tremor, o USGS utiliza a escala de magnitude de momento (Mw). Nesta escala aberta, um tremor que alcance uma magnitude de pelo menos 6 é considerado forte.

str/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG