Tsunami atinge Polinésia Francesa após tremor no Chile

PARIS (Reuters) - As primeiras pequenas ondas de um tsunami causado pelo forte terremoto no Chile atingiram a Polinésia Francesa neste sábado, informaram autoridades. Moradores foram alertados para abandonarem o litoral e buscar refúgio em áreas mais altas enquanto escolas foram fechadas e rodovias interditadas.

Reuters |

As primeiras ondas atingiram o arquipélago de Gambier às 12h50 (horário de Brasília) e o Taiti duas horas depois, mas o centro sismológico do Taiti informou que as ondas tiveram altura de apenas 36 centímetros.

O presidente da Polinésia Francesa, Gaston Tong Sang, procurou tranquilizar os moradores dizendo que o território está acostumado com ciclones e furacões.

"Estaremos alertas, deixando que a natureza faça seu trabalho", disse ele à rádio France Info.

"Mas estou pensando particularmente no arquipélago das Marquesas, a área mais vulnerável. As ilhas não têm recifes e as baías são profundas então as elevações de água podem ser importantes."

Localizada no Oceano Pacífico, a Polinésia Francesa tem aproximadamente 4.200 quilômetros quadrados e é composta por 118 ilhas que, juntas, formam cinco arquipélagos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG