Trotes em programa derrubam diretora de rádio da BBC

A principal executiva da BBC Radio 2, a rádio com maior audiência da Grã-Bretanha, pediu demissão nesta quinta-feira depois de um programa da emissora ter recebido duras críticas por levar ao ar ofensas de teor sexual. Lesley Douglas, que havia assumido o cargo de diretora da rádio em 2003, assumiu responsabilidade pelo conteúdo transmitido no último dia 18 no programa do ator e comediante Russell Brand, que fez trotes por telefone contra o ator britânico Andrew Sachs e sua neta.

BBC Brasil |

No programa pré-gravado, Russell e Jonathan Ross - um dos mais conhecidos apresentadores da Grã-Bretanha - telefonaram várias vezes a Sachs, mas o ator não atendeu as ligações.

Ross e Brand deixaram, então, recados considerados ofensivos na secretária eletrônica de Sachs - na gravação, Ross diz palavrões e afirma que Brand foi para a cama com a neta de Sachs.

A BBC recebeu mais de 30 mil reclamações por causa do programa, que foi criticado até pelo primeiro-ministro Gordon Brown.

Russell Brand já havia pedido demissão na quarta-feira e, nesta quinta-feira, a BBC anunciou que suspendeu Ross por três meses, sem pagamento de salário ao apresentador no período.

Acredita-se que Ross, que também tem programas na televisão, ganhe cerca de US$ 10 milhões por ano da BBC, que é mantida com verbas públicas.

Passado
Jonathan Ross e Russell Brand já se envolveram em episódios polêmicos no passado.

Em 2007, Ross disse, em tom de brincadeira, que devido a seu alto salário, valia "mil jornalistas da BBC", em um momento em que 2 mil pessoas foram demitidas devido a cortes na empresa.

Brand já foi demitido da MTV por aparecer no trabalho vestido como Osama Bin Laden no dia seguinte ao 11 de setembro de 2001.

Ele também perdeu o emprego em uma rádio por ler material pornográfico no ar, em plena tarde de domingo. Recentemente, o ator começou uma carreira em Hollywood, com um papel no filme Ressaca de Amor.

A vítima dos trotes foi o ator Andrew Sachs, de 78 anos, famoso nos anos 70 como o garçom Manuel na série de comédia britânica Fawlty Towers, criada pelo ator John Cleese, do grupo de comédia Monty Python.

De acordo com o Rajar, sistema que monitora oficialmente a audiência das rádios britânicas, a BBC Radio 2 foi a líder em audiência na Grã-Bretanha no trimestre encerrado em setembro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG