Tropas russas se retiram de Igoeti e começam a sair de Gori

Tbilisi, 22 ago (EFE).- As tropas russas se retiraram hoje da localidade de Igoeti, 35 quilômetros ao noroeste da capital georgiana, e começaram a sair da estratégica cidade de Gori, 25 quilômetros ao sul da Ossétia do Sul, informou a televisão.

EFE |

A rede "Rustavi-2" mostrou imagens de carros blindados que estavam recuando para a Ossétia do Sul a partir de Igoeti, o ponto mais próximo a Tbilisi onde chegaram as forças russas.

"As tropas de ocupação também abandonaram a localidade de Kaspi", disse à Agência Efe o porta-voz do Ministério do Interior da Geórgia, Shota Utiashvili.

Kaspi fica praticamente a meio caminho entre Tbilisi e Gori, cidade esta última que, segundo o delegado do Governo Vladimir Vardzelashvili, a partir das 20h de hoje (13h de Brasília) deve ficar sob o controle georgiano.

Utiashvili acrescentou que, na parte ocidental da Geórgia - onde as tropas russas controlam as cidades de Zugdidi e Senaki, e realizam incursões esporádicas na base naval de Poti -, às margens do Mar Negro, "a situação não é nada clara".

O comando militar da Rússia havia anunciado que hoje completará a retirada de suas tropas para a zona de responsabilidade das forças de paz na Ossétia do Sul. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG