Tropas russas sairão de Gori na quinta, segundo Geórgia

As tropas russas sairão de Gori nesta quinta-feira e a polícia georgiana patrulhará esta cidade da Geórgia situada próxima a região separatista da Ossétia do Sul, informou na noite desta quarta-feira um responsável em Tbilisi.

AFP |

"Parece que os russos tomaram a decisão política de sair de Gori. O comando militar me garantiu que abandonarão Gori amanhã" (quinta-feira) para regressar à Rússia, disse o secretário do Conselho de Segurança georgiano, Alexandre Lomaia.

Esta informação foi confirmada por um alto responsável militar russo: "a partir de amanhã, a polícia da cidade retomará seu trabalho", disse o general Viatcheslav Borissov, citado pela agência Interfax.

"Durante mais dois dias, tropas russas permanecerão na zona (de Gori) para (...) transferir as funções de controle, e depois partirão".

"As informações sobre uma cidade destruída e saqueada não correspondem à realidade", destacou o general.

Segundo habitantes que fugiram de Gori na quarta-feira, a cidade foi saqueada e as tropas russas e as milícias da Ossétia do Sul protagonizaram atos de violência.

Uma missão diplomática, liderada pelo embaixador francês Eric Fournier, visitou a cidade na noite de quarta-feira, informou Lomaia.

im/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG