Tropas russas mantêm suas posições em três cidades georgianas ocupadas

Tbilisi, 18 ago (EFE).- As tropas russas mantinham suas posições em três cidades georgianas ocupadas, Gori, Senaki e Zugdidi, informou hoje a Televisão Pública da Geórgia.

EFE |

Testemunhas contatadas pela Agência Efe disseram que a essa hora havia tropas russas em Igoeti, a apenas 35 quilômetros ao norte de Tbilisi, junto à estrada que conduz a Gori, estratégica cidade situada a 25 quilômetros ao sul da separatista região georgiana da Ossétia do Sul.

"A ocupação deve terminar", disse na véspera o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, em mensagem à população, no qual destacou que as negociações com a Rússia começarão quando Moscou retirar suas tropas.

O chefe de Estado se dirigiu à Rússia com as seguinte palavras: "Quando suas unidades de ocupação abandonarem a Geórgia começaremos a pensar em como fazer negociações para que ambos os país não se distanciem de maneira definitiva".

"A Geórgia está disposta ao diálogo para resolver todos os problemas conflituosos de maneira civilizada. Mas para isso as tropas de ocupação devem sair e devem deixar de destruir a Geórgia", disse Saakashvili, em tom conciliador, que não tinha usado desde a explosão das ações militares. EFE mv-bsi/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG