Tropas russas mantêm quatro cidades georgianas ocupadas

Tbilisi - As tropas russas mantêm ocupadas as cidades georgianas de Gori, Poti, Senaki e Zugdidi, denunciaram hoje fontes oficiais da Geórgia.

EFE |

"Passei toda a noite em Gori. A cidade é patrulhada pelas forças de ocupação russas. A situação é de calma", disse o secretário do Conselho de Segurança Nacional, Aleksandr Lomaya, em entrevista à emissora de TV "Rustavi-2".

Lomaya disse que Gori, situada 25 quilômetros ao sul da separatista região da Ossétia do Sul, começa a sentir falta de alimentos e remédios, apesar de quase toda a população ter fugido da cidade antes da entrada das tropas russas.

"Os russos prometeram que permitirão hoje a passagem de ajuda humanitária", acrescentou o alto funcionário.

O porta-voz do Ministério do Interior, Shota Utiashvili, afirmou que no oeste do país as tropas russas ocupam Poti, o principal porto comercial da Geórgia, e as cidades de Senaki e Zugdidi, esta última fronteiriça com a Abkházia, a segunda região separatista georgiana.

Utiashvili indicou que as forças de ocupação destroem as infra-estruturas militares em Zugdidi e Senaki, onde se encontravam uma base policial e uma militar, respectivamente.

Além disso, informou que o Exército russo desmantelou instalações da Marinha da Geórgia no porto de Poti, às margens do Mar Negro.

Segundo a "Rustavi-2", há um intenso movimento de colunas militares russas entre Poti, Zugdidi e Senaki.

Leia também:

Opinião:

Leia mais sobre: Geórgia Rússia

    Leia tudo sobre: georgia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG