Tropas polonesas tomam posição para controlar província afegã

Varsóvia, 9 out (EFE).- O Exército polonês concluiu o posicionamento de suas tropas na província afegã de Ghazni (região central do país) e está preparado para assumir seu controle total a partir de novembro, informou hoje a rádio pública da Polônia.

EFE |

Durante os últimos seis meses, os militares poloneses trabalharam na mudança de seu material e de sua equipe das bases de Paktika, onde estavam até agora, para Ghazni.

O transporte foi realizado em aviões, helicópteros e comboios por terra, que precisaram evitar os ataques da milícia talibã, mais ativa nas últimas semanas.

A Polônia tem atualmente 1,6 mil soldados em solo afegão, enquadrados dentro da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), integrada por 37 nações.

Nos próximos dias, o contingente polonês será reforçado por veículos blindados e helicópteros, necessários agora que a Polônia assumirá o controle de Ghazni e atuará, pela primeira vez no país asiático, independente das forças americanas.

O reforço de soldados no Afeganistão coincide com a retirada do Iraque, onde até a sexta-feira passada, 4 de outubro, Varsóvia mantinha 900 homens, após cinco anos de presença em território iraquiano. EFE nt/fh/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG