Tamanho do texto

Bagdá, 12 jun (EFE).- Um líder da milícia xiita leal a Moqtada al-Sadr foi detido hoje por soldados do Exército iraquiano na cidade de Kut, 180 quilômetros ao sul de Bagdá, informou o escritório do clérigo nessa localidade.

Em comunicado divulgado pela agência de notícias "Aswat al-Iraq", o escritório afirma que o xeque Hussein Abelatabi, encarregado dos assuntos tribais da zona, foi detido pelas forças de segurança em casa e sem nenhuma explicação.

A nota acrescenta que ainda não se sabe o local para onde foi conduzido Abelatabi, o último detido da hierarquia de Sadr dentro de uma estratégia delineada pelo Governo e pelas tropas americanas contra os altos responsáveis do grupo.

Centenas de membros do grupo de Sadr foram detidos pelo Governo desde o início de uma campanha militar contra o Exército Mehdi, milícia leal ao clérigo xiita, em março.

Neste contexto, centenas de pessoas morreram nos combates dos Exércitos iraquiano e americano contra os milicianos xiitas que, principalmente, ocorreram na cidade de Basra, 550 quilômetros ao sul de Bagdá, e no bairro de maioria xiita de Cidade de Sadr, ao leste de Bagdá. EFE nq/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.