Tropas georgianas tomam quase toda Ossétia do Sul, diz presidente

Tbilisi, 8 ago (EFE) - O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, afirmou hoje que as tropas georgianas tomaram todo o território da Ossétia do Sul, incluindo a capital separatista, Tskhinvali, menos um distrito fronteiriço com a Rússia. As tropas georgianas controlam completamente Tskhinvali e todas as localidades da região, menos o distrito de Java, por onde as tropas russas tiveram acesso à Ossétia do Sul, disse Saakashvili em discurso pela televisão. Saakashvili ressaltou que Tskhinvali, cidade de apenas 30 mil habitantes, tinha sido completamente limpa. A cidade está muito danificada. Os soldados governamentais mostraram grande heroísmo.

EFE |

Temos 30 baixas, na maioria militares", disse.

O presidente georgiano, o principal aliado dos Estados Unidos no Cáucaso, acusou a Rússia de "realizar uma agressão aberta sem precedentes, que supõe um desafio para o mundo inteiro".

"Se hoje não detemos a Rússia, amanhã seus tanques podem estar em qualquer cidade européia", afirmou.

Saakashvili assinalou que tinha abordado a situação na zona com o alto representante de Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana; com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, entre outros dirigentes.EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG