Tropas georgianas completam retirada do Iraque

Bagdá, 18 ago (EFE) - As tropas georgianas presentes no Iraque concluíram hoje sua retirada deste país, iniciada há uma semana devido aos confrontos armados que começaram em 7 de agosto entre Geórgia e Rússia. Segundo a agência de notícias independente iraquiana Aswat al-Iraq, só permanece no país uma força de apoio logístico, constituída por 40 soldados, frente aos 1.800 militares que a Geórgia tinha enviado ao Iraque como parte da força multinacional, liderada pelos Estados Unidos, que invadiu a nação em 2003.

EFE |

O Comando do Exército americano na província de Wassit assegurou hoje que as tropas georgianas posicionadas na província do sudeste do país completaram hoje sua retirada, informou a agência iraquiana.

Os EUA destacaram que a segurança da zona não foi afetada, já que as tropas georgianas foram substituídas por forças de segurança conjuntas iraquianas e americanas.

Os soldados dos dois países ocuparam as bases militares e os postos de controle que até o momento estavam sob comando georgiano em toda a província de Wassit e nos territórios fronteiriços com o Irã.

As tropas georgianas começaram a voltar para casa há uma semana devido às necessidades do país, que foi envolvido em um confronto armado com a vizinha Rússia, por uma disputa sobre a região separatista da Ossétia do Sul. EFE aj/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG