Tropas etíopes invadem território somali

Mogadíscio, 3 fev (EFE).- As tropas etíopes, que recentemente se retiraram da Somália, onde durante dois anos deram apoio ao Governo Federal de Transição (TFG, na sigla em inglês), entraram novamente na região central do país, onde controlam uma estrada estratégica, disseram fontes locais.

EFE |

As forças etíopes montaram um posto de controle na região de Kalabeyr, perto da fronteira com a Etiópia e a cerca de 25 quilômetros da cidade de Baladweyne, tomada em dezembro passado pelos islâmicos radicais da milícia de Al-Shabab, que se opõem ao novo presidente somali, Sharif Sheikh Ahmed.

O retorno das forças etíopes foi confirmado por telefone à Agência Efe pelo governador da região, Sheikh Abdirahman Maow.

"Eles voltaram, ocuparam a estratégica estrada de Kalabeyr e param todos os veículos que passam pela rodovia", disse Maow.

O governador afirmou ainda que se os milicianos "não se retirarem nas próximas 24 horas, serão atacados, "porque se encontram (ilegalmente) em nosso território".

O posto de controle que os etíopes montaram na estrada foi confirmado à Efe por um motorista do sistema público de transporte, segundo quem os soldados etíopes pararam seu ônibus, mandaram todos os passageiros descerem e, após revistarem o veículo, revistaram todos em busca de armas.

As autoridades etíopes, que completaram sua retirada da Somália em 26 de janeiro, mantêm uma forte presença militar na fronteira, mas negam taxativamente as afirmações de que seus soldados entraram novamente em território somali. EFE dm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG