Tropas etíopes entram na Somália

Soldados etíopes fortemente armados e escoltados por veículos blindados entraram nesta terça-feira na Somália e estabeleceram postos de controle em estradas perto da cidade de Beledweyne, afirmaram testemunhas à AFP.

AFP |

"Vi soldados etíopes controlando passagens em Kalabeyrka. Eram muitos e tinham blindados, incluindo caminhões grandes equipados com defesas antiaéreas", afirmou Mohamed Sheikh Abdi, passageiro de um ônibus que seguia para Beledweyne.

"As forças etíopes controlam a passagem dos veículos na zona de Kalabeyrka. Perguntam aos motoristas de onde eles vêm, mas não param ninguém", contou o caminhoneiro Abdurahman Afey.

"Nos informaram que a Etiópia deslocou centenas de soldados e 12 veículos blindados em Kalabeyrka, mas, até o momento, não sabemos nada sobre suas intenções", declarou à AFP um líder local de Beledweyne, Abdinur Moalim Omar.

A cidade de Kalabeyrka fica 20 quilômetros ao norte de Beledweyne, perto da fronteira etíope.

Os insurgentes islamitas somalis iniciaram em 7 de maio uma ofensiva sem precedentes para tentar expulsar do poder o presidente, Sharif Sheikh Ahmed.

nur-fal/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG