Tropas dos EUA matam ao menos 50 insurgentes afegãos

Ação foi para repelir um ataque talebã no sudeste do Afeganistão

Reuters |

Tropas dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte mataram ao menos 50 insurgentes após terem solicitado ajuda aérea para repelir um ataque talebã no sudeste do Afeganistão, informou neste sábado a coalizão liderada pela Otan.

Cinco soldados dos EUA ficaram feridos no ataque, quando a base da província de Paktika foi atingida por granadas lançadas por foguetes, tiros e morteiros, disseram um porta-voz militar e a Isaf, braço da Otan.

Houve pelo menos dois outros ataques ao sul e ao norte da capital Cabul na sexta-feira e no sábado, disseram autoridades afegãs e da Isaf.

O aumento da violência e as baixas recordes entre as tropas e civis podem pesar na revisão que o presidente dos EUA, Barack Obama, fará sobre sua estratégia de guerra no Afeganistão, em dezembro, e em uma reunião da Otan em Lisboa no próximo mês.

"Os insurgentes atacaram de todas as direções com lança-granadas, armas de pequeno calibre e morteiros", informou a Isaf. "Relatórios operacionais iniciais indicam que mais de 30 insurgentes foram mortos no ataque fracassado."

O major do exército dos EUA Patrick Seiber, um porta-voz do comando regional no leste da Isaf, que inclui Paktika, disse que pelo menos 19 insurgentes foram mortos. Forças da Otan foram verificar a área para descobrir se havia mais mortos e feridos, disse ele.

O general afegão Zemarai, que tem apenas um nome, disse mais cedo que os corpos de pelo menos 15 insurgentes foram vistos no campo de batalha após o ataque.

O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid disse que o grupo islâmico atacou a base, afirmando que seis postos de polícia tinham sido invadidos no assalto.

Falando por telefone de um local não revelado, Mujahid disse que os combatentes do Taliban haviam causado "muitas baixas" na Isaf e nas forças afegãs, mas não deu mais detalhes. Ele disse que oito combatentes do Taliban foram mortos.

Tropas da Isaf encontraram equipamento de construção de bombas e cerca de 10 kg de ópio.

A insurgência no Afeganistão tem se espalhado a partir da base do Talibã no sul e leste para outras partes do Afeganistão, incluindo províncias do norte e oeste da cidade de Herat, antes consideradas mais seguros.

    Leia tudo sobre: afeganistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG