Cabul, 7 mar (EFE).- As tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos e as forças afegãs mataram sete supostos insurgentes e detiveram outros sete em várias ofensivas militares, informou hoje o comando americano.

Em comunicado, o comando militar dos EUA assegurou que um contingente de tropas americanas e guardas de fronteira afegãos fizeram hoje uma operação contra líderes paquistaneses da rede fundamentalista Haqqani, na província de Khost, situada no leste do país.

Durante a operação, realizada para desmantelar instalações dessa rede ligada aos talibãs, os fundamentalistas abriram fogo. As forças estrangeiras e afegãs contra-atacaram e acabaram matando quatro insurgentes.

Um outro rebelde ficou ferido, mas foi levado a um centro de cuidados médicos da coalizão, onde foi detido.

No mesmo comunicado, o comando militar dos EUA informou de outra ofensiva na conflituosa província de Kandahar, no sul do país, também conduzida hoje por seus soldados e forças afegãs.

Três supostos talibãs morreram no distrito de Maywand durante a operação, que teve como alvo dois refúgios insurgentes que tinham organizado ataques na região.

A insurgência talibã tem seus principais redutos na parte sul do país - Kandahar e Helmand -, mas durante o último ano ganhou presença no leste, fronteiriço com o Paquistão. EFE nh/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.