Tropas de Iraque e EUA lançam operação de grande escala em Diyala

BAGDÁ - O Exército iraquiano, com o apoio de tropas americanas, lançou nesta terça-feira uma ofensiva militar de grande escala contra rebeldes e insurgentes na conflituosa província de Diyala, leste do Iraque, anunciou um porta-voz do Ministério da Defesa.

EFE |

O general Mohammed al-Askari explicou à emissora de TV oficial iraquiana "Al Iraqiya" que a operação começou hoje às 10h (4h de Brasília) nesta província, que sofre um dos maiores níveis de violência de todo o Iraque.

Diyala, junto à fronteira com o Irã, se transformou em um dos principais redutos da organização terrorista Al-Qaeda e é palco de sangrentos atentados suicidas.

Askari não ofereceu mais detalhes sobre a operação, mas o diário governista "Al-Sabah" disse há dois dias que mais de 50 mil unidades do Exército e da polícia do Iraque estarão envolvidos.

De acordo com o jornal, que citava fontes da segurança iraquiana, o dispositivo será o de maior envergadura que no país desde a queda do regime do ditador Saddam Hussein, em 2003.

Estava previsto que a campanha começasse em 1° de agosto, mas o início da operação foi antecipado por razões desconhecidas.

Esta será a última de uma série de ofensivas similares em diferentes províncias do Iraque contra rebeldes xiitas e insurgentes sunitas próximos à Al-Qaeda.

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG