Tropas da Otan e afegãs preparam ofensiva em distrito tomado por talibãs

Cabul, 17 jun (EFE).- Tropas da Otan e do Exército do Afeganistão preparam hoje uma ofensiva para recuperar cinco localidades tomadas pelos talibãs em um distrito do sul do país, a 20 quilômetros da cidade de Kandahar, depois que na sexta-feira passada um grupo de insurgentes atacou uma prisão e libertou quase 900 presos.

EFE |

Haji Aleem Afgha, líder tribal do distrito de Arghandab, onde se encontram as localidades tomadas, explicou à Agência Efe que a aviação da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), sob comando da Otan, lançou ontem à noite panfletos para que a população abandone a região diante da iminente ofensiva militar.

Afgha acrescentou que os insurgentes colocaram minas nas estradas da região, destruíram pontes dos povoados tomadas e estão forçando os moradores a ficar para lutar junto com eles.

Segundo um comandante do Exército afegão, Aminullah Patyali, dois supostos talibãs morreram hoje em Arghandab na explosão prematura de uma mina que estavam colocando.

Um porta-voz do Ministério da Defesa, Zahir Azimi, assegurou que tropas afegãs já estão sendo desdobradas na região para despejar os talibãs do distrito.

Azimi acrescentou que Cabul enviará mais tropas de reforço para enfrentar os insurgentes, em um desdobramento que se completará amanhã.

Um porta-voz talibã, Qari Mohammad Yousif Ahmadi, disse à Efe que os insurgentes estão preparados para defender as localidades tomadas perante a ofensiva militar das forças afegãs e da Otan. EFE lo-amp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG