Tropas colombianas resgatam funcionários de empresa petrolífera

BOGOTÁ (Reuters) - Tropas colombianas resgataram na terça-feira cinco prestadores de serviços de uma empresa petrolífera sequestrados há quatro dias por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na região da fronteira com a Venezuela, informou o Exército. Os sequestrados trabalhavam para as empresas de serviços petrolíferos Tuboscope e Tecnioriente, contratadas pela unidade local da Occidental Petroleum, quando foram capturados na semana passada perto do campo de petróleo de Caricare, no Estado de Arauca.

Reuters |

"Os cinco trabalhadores foram resgatados após combates com integrantes das Farc", disse o comandante local do Exército Rafael Neira. Ele não deu mais detalhes.

A violência por conta da longa guerra no país diminuiu durante o governo do presidente Alvaro Uribe, que enviou tropas para retomar áreas que estavam sob controle de rebeldes. Mas os sequestros enfatizam as ameaças que ainda existem em remotas áreas rurais.

As Farc estão no seu momento mais frágil em décadas e o investimento estrangeiro, especialmente nos setores de mineração e petróleo, tem aumentado rapidamente.

A Colômbia é a quarta maior produtora de petróleo da América Latina, com uma produção de 700 mil barris por dia.

Os rebeldes frequentemente sequestram civis em busca de resgates, mas eles também mantém reféns 24 soldados e policiais por razões políticas como parte da insurgência mais antiga da América Latina. As Farc pretendem entregar dois soldados mantidos reféns à Cruz Vermelha na semana que vem.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG