Tropas britânicam lançam grande ofensiva aérea no sul do Afeganistão

As tropas britânicas lançaram uma garnde operação aérea contra os talibãs no sul do Afeganistão, onde milhares de soldados americanos estão sendo posicionados, anunciou nesta terça-feira o Exército britânico em um comunicado.

AFP |

Helicópteros Chinook deixaram em terra mais de 350 soldados britânicos na instável província de Helmand, e estão encarregados de atacar um reduto dos talibãs perto de Babaji.

Os 350 soldados que chegaram por via aérea, apoiados por 150 soldados em terra, repeliram vários contra-ataques dos rebeldes, que perderam muitos homens em suas fileiras, segundo um porta-voz militar britânico, o coronel Nick Richardson, citado no comunicado.

A operação faz parte de uma ofensiva mais ampla da Força Internacional da Otan no Afeganistão (Isaf), possibilitada pela chegada de 21.000 soldados americanos enviados como reforço ao Afeganistão pelo presidente Barack Obama.

Helmand é a primeira província produtora de ópio do país, que é responsável por 90% da produção mundial. Seu tráfico e de seus derivados, como a heroína, são considerados recursos das redes rebeldes.

A violência dos insurgentes afegão se intensificou nos últimos dois anos, apesar da presença de quase 90.000 soldados estrangeiros.

bgs/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG