Tropas afegãs realizam ofensiva para afastar talibãs de Kandahar

Cabul, 19 jun (EFE).- As tropas afegãs e da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) assumiram o controle de cinco povoados do distrito de Argandhab (sul do Afeganistão), onde na quarta-feira começou uma operação para afastar os talibãs das cercanias da cidade de Kandahar.

EFE |

"As tropas estão avançando com precaução", informou em comunicado o Ministério de Defesa afegão.

Os talibãs assumiram o controle de vários povoados a apenas 20 quilômetros da cidade de Kandahar (sul), a segunda mais importante do país, e cuja principal prisão foi invadida por insurgentes em 13 de junho, em incidente que terminou com a libertação de centenas de prisioneiros.

A operação começou na quarta-feira de manhã, na margem oeste do rio Argandhab, e já resultou na morte de dois soldados do Exército afegão e três talibãs, em um tiroteio, enquanto outros 20 supostos insurgentes perderam a vida em um bombardeio da aviação da Otan.

Milhares de soldados afegãos estão já postados na zona, e contam com ajuda das tropas da Isaf, cujas autoridades asseguraram que a cidade de Kandahar está "sob controle firme" do Governo.

Com sua ação em Argandhab, os combatentes talibãs ameaçam não só a cidade de Kandahar, mas também a rota estratégica que une Cabul com as cidades do sul e do oeste do país.

Kandahar é um dos redutos tradicionais dos talibãs no Afeganistão, um país no qual mais de 1.600 pessoas morreram de forma violenta no ano de 2008. EFE nh/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG