Tropas afegãs e da coalizão destroem 40 toneladas de haxixe em Kandahar

Cabul, 3 nov (EFE).- O Exército afegão e as tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos desmantelaram hoje instalações de armazenamento de drogas e destruíram mais de 40 toneladas de haxixe na província afegã de Kandahar.

EFE |

Segundo um comunicado do comando militar americano, as tropas estavam realizando uma operação contra a insurgência talibã no distrito de Spin Boldak, quando encontraram o local.

"A descoberta de hoje mostra claramente os vínculos entre os talibãs e o tráfico de drogas", disse o coronel Greg Julian, porta-voz das tropas americanas.

Além disso, acrescentou que a descoberta e destruição do carregamento dificultarão o financiamento da "luta desesperada por subjugar o povo afegão" realizada, segundo ele, pela insurgência.

As forças de segurança continuam as operações de rastreamento na zona.

Spin Boldak, distrito fronteiriço com o Paquistão, possui uma estrada que liga os dois países e que é utilizada para transportar carregamentos de drogas.

A insurgência talibã tem seus principais redutos no sul do país, especialmente nas províncias de Helmand e Kandahar.

Em 10 de outubro, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) obteve um acordo político em virtude do qual os países com tropas no Afeganistão decidirão se seus soldados participam ativamente na luta contra o narcotráfico, uma das principais fontes de financiamento dos insurgentes.

Os EUA lideram uma coalizão militar formada majoritariamente por tropas americanas dentro da operação Liberdade Duradoura, que atuam independentemente das forças da Otan. EFE lo/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG