Tropa russa sairá de faixa de segurança da Ossétia do Sul antes do previsto

Tbilisi, 7 out (EFE).- As tropas russas começarão na próxima quarta e concluirão em 24 horas sua retirada da faixa de segurança em torno da separatista região georgiana da Ossétia do Sul, anunciou hoje um alto cargo militar russo.

EFE |

"Amanhã iniciaremos a retirada dos seis postos de observação, que completaremos no período de 24 horas", informou o comandante da força de paz russa na Ossétia do Sul, general Marat Kulajmétov.

As tropas russas começaram a desmantelar no último domingo seus postos militares nas faixas de segurança que criaram na Geórgia para protegerem as separatistas regiões da Ossétia do Sul e da Abkházia, cuja independência Moscou reconheceu.

Segundo os acordos alcançados com a União Européia após o recente conflito armado entre Rússia e Geórgia, Moscou deve retirar suas tropas das faixas de segurança antes do próximo sábado.

Desta forma, Kulajmétov deu a entender que a Rússia cumprirá antes do prazo este compromisso na Ossétia, apesar de não afirmar se as tropas russas que estão na faixa de segurança em torno da Abkházia farão o mesmo.

Logo que as tropas russas se retirarem uma missão européia de observadores deve assumir sozinha as funções de supervisão nestas faixas entre o território georgiano administrado por Tbilisi e as regiões separatistas.

Ao mesmo tempo, Moscou manterá suas tropas e numeroso material bélico em território das duas regiões separatistas. EFE mv/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG