Tripulação do Discovery se despede dos astronautas da ISS

Os sete astronautas do ônibus espacial Discovery se despediram nesta terça-feira de seus três colegas da Estação Espacial Internacional (ISS) antes da separação da aeronave americana, que se prepara para voltar à Terra, informou a Nasa.

AFP |

A escotilha do Discovery foi travada às 20h42 GMT, segundo uma comentarista do canal de televisão da agência espacial americana.

A Discovery deve se desacoplar da ISS às 11h42 GMT de quarta-feira, depois de passar dez dias unida ao complexo espacial.

Antes de se posicionar definitivamente rumo à Terra, às 13h25 GMT, o Discovery fará um vôo ao redor da ISS para filmá-la e tirar fotos.

Cerca de duas horas mais tarde, às 15h12 GMT, a tripulação inspecionará as proteções térmicas da borda das asas e do nariz do ônibus espacial com a ajuda do braço mecânico da nave.

Com a ajuda de uma câmera de alta definição e de um laser, os astronautas observarão o exterior da aeronave em busca de eventuais danos causados pelo impacto de meteoritos, ou restos de materiais que flutuam no espaço.

A Nasa prevê que o Discovery aterrisse no sábado, às 15h14 GMT, na pista do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (sudeste dos EUA), encerrando uma missão de 14 dias, cujo principal objetivo era levar e instalar o módulo pressurizado do laboratório japonês Kibo na ISS.

Os astronautas também instalaram um módulo logístico pressurizado de experimentação e armazenamento do Kibo, que havia sido transportado para a estação espacial em março pelo ônibus espacial Endeavour.

js/ap/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG