Tribunal do Zimbábue adia decisão sobre resultado de eleição

Por MacDonald Dzirutwe HARARE (Reuters) - Um tribunal do Zimbábue adiou para segunda-feira uma decisão sobre a ordem de liberação dos resultados das eleições presidenciais do país, os quais o presidente Robert Mugabe tenta segurar.

Reuters |

O Movimento para a Mudança Democrática (MDC), da oposição, diz que Mugabe tenta atrasar os resultados para que consiga sair da pior crise de seu mandato de 28 anos. O movimento pede que o Supremo Tribunal force a liberação dos resultados.

O MDC diz que seu líder, Morgan Tsvangirai, já venceu as eleições e deveria ser declarado presidente, dando fim ao mandato de Mugabe, que dura ininterruptamente desde a independência do país da Grã-Bretanha.

Depois de uma audiência de quase quatro horas, o juiz do Supremo Tribunal Tendai Uchena adiou para estudar um argumento da comissão eleitoral de que ele não teria jurisdição.

Nenhum resultado foi publicado das eleições presidenciais ocorridas há oito dias, mas o partido governista ZANU-PF de Mugabe quer que a comissão eleitoral atrase o anúncio dos resultados até que seja feita uma recontagem.

Mugabe sofreu sua primeira derrota eleitoral quando o ZANU-PF perdeu o controle do parlamento nas eleições de 29 de março.

O pedido do ZANU-PF por uma recontagem e pelo adiamento é parte da estratégia de Mugabe de continuar no poder mesmo com a derrota e com projeções de que ele teria perdido as eleições.

A estratégia inclui desafios legais contra os resultados parlamentares e a organização de milícias pró-governo antes de um possível segundo turno.

Um grupo de militantes veteranos da guerra de libertação, usados normalmente como tropas de choque políticas por Mugabe, reapareceram para apoiá-lo.

Regras eleitorais dizem que um segundo turno deveria ser promovido três semanas depois da liberação dos resultados, o que significa que quanto mais tempo sejam atrasados os resultados, mais tempo tem Mugabe para se reagrupar.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG