Tribunal antecipa audiência sobre morte de jornalista russa para amanhã

Moscou, 24 nov (EFE).- O Tribunal Militar da região de Moscou convocou com urgência para esta terça-feira uma nova audiência sobre o julgamento do assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaya, informou hoje a advogada da família.

EFE |

"A secretária do tribunal nos chamou e nos disse que a audiência será antecipada de 1º de dezembro para 25 de novembro", destacou Anna Savitskaya, advogada da família Politkovskaya.

A advogada antecipou que insistirá em pedir que o julgamento seja público, exigência que não é aceita pela defesa.

Por sua vez, um porta-voz do tribunal comentou à emissora de rádio "Eco de Moscou" que todos os participantes do caso tinham sido convocados para abordar questões processuais amanhã.

O julgamento se viu dentro de uma polêmica na semana passada, depois que o juiz Yevgueni Zubov decidiu que a audiência seria realizada a portas fechadas, a pedido do júri.

No dia seguinte, Yevgueni Kolesov, um dos 12 membros do júri, negou que os jurados tenham expressado esse pedido ao juiz.

Kolesov denunciou que, antes do julgamento, o secretário do Tribunal entregou aos jurados "um documento no qual dizia que os jurados não desejavam a presença da imprensa, já que estavam com medo".

"Nós tivemos que assinar", afirma.

A Corte Suprema da Rússia anunciou na sexta-feira que estudaria se o juiz do Tribunal Militar da região de Moscou violou a lei ao declarar que o julgamento aconteceria a portas fechadas.

A promotora Vera Pashkovskaya defendeu a decisão do juiz, já que "em sete dos 49 tomos da investigação, há materiais considerados segredos de Estado".

O assassinato de Politkovskaya aconteceu em outubro de 2006, quando a jornalista preparava uma reportagem sobre torturas sistemáticas na Chechênia e que foi publicada por seus colegas cinco dias após sua morte.

Politkovskaya, que nasceu em Nova York em 1958, tinha cidadanias russa e americana. EFE io/wr/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG