Treze milicianos xiitas mortos em combates com exército dos EUA no Iraque

O Exército americano anunciou neste sábado a morte de 13 criminosos durante combates noturnos em Sadr City em Bagdá, onde os soldados americanos enfrentam há uma semana os milicianos do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr.

AFP |

"As tropas americanas, em uma operação conjunta com o Exército iraquiano, mataram vários criminosos na noite de sexta-feira no leste de Bagdá", afirma um comunicado militar dos Estados Unidos.

"Os soldados reagiram a um ataque com explosivos e armas leves ao comboio onde estavam", segundo o texto.

O Exército iraquiano alertou rapidamente os vizinhos para os numerosos artefatos explosivos que os milicianos xiitas instalaram para atacar o Exército americano.

Os combates duraram toda a noite e terminaram apenas com o amanhecer em Sadr City, imenso subúrbio xiita ao leste de Bagdá e centro do exército de Mahdi, milícia de Moqtada Sadr, indicaram os habitantes.

Apesar do Exército americano ter divulgado a morte de 13 supostos milicianos xiitas, várias testemunhas afirmaram à AFP que pelo menos quatro membros de uma família, os pais e duas crianças, morreram em um ataque aéreo.

Os enfrentamentos começaram na noite de sexta-feira, horas depois do assassinato, por desconhecidos, de Riyad Al Nuri, líder do movimento sadrista na cidade xiita de Najaf, ao sul de Bagdá.

Nuri teria relações familiares com Moqtada Sadr. O movimento sadrista acusou as "forças de ocupação (americanas) e seus cúmplices" iraquianos, apesar de pedir que seus seguidores se contenham.

Em Najaf, o toque de recolher que havia sido decretado após a morte de Nuri foi suspenso.

Militares americanos, ao lado das forças governamentais iraquianas, combatem desde 6 de abril no subúrbio de Sadr City os milicianos do Exército de Mahdi. Desde então, segundo um contagem da AFP, 90 pessoas morreram, a maioria vítimas de atiradores e de ataques aéreos americanos.

hba/fb/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG