Três terremotos atingem a Guatemala

Tremores de até 5,8 de magnitude provocaram deslizamentos de terra e deixaram três mortos

iG São Paulo |

Três terremotos atingiram a Guatemala em menos de 90 minutos durante a tarde desta segunda-feira, fazendo tremer prédios na capital e deixando três mortos, segundo informaram autoridades.

AP
Bombeiros e equipes de resgate carregam o corpo de uma vítima do terremoto em Cuilapa, na Guatemala

Os terremotos atingiram a região perto da costa sudoeste da Guatemala, zona produtora de cana-de açúcar na área em torno de Santa Rosa. "Temos três mortos e vários soterrados, mas teremos que confirmar isso quando chegarem as unidades especiais de resgate", disse o porta-voz dos Bombeiros Voluntários William de León.

A porta-voz do presidente Alvaro Colom também confirmou à CNN o número de óbitos no terremoto, que provocou deslizamentos de terra.

O presidente pediu calma aos residentes após os abalos. "Não há motivo para pensar que acontecerá algo maior", disse Colom em coletiva de imprensa.

Ele também afirmou que equipes de resgate e agentes do governo foram acionados para lidar com a situação.

Bombeiros afirmaram também que um carro ficou danificado e que uma parede caiu sobre diversas casas, deixando uma família presa. Não há informações de outros incidentes. De acordo com as autoridades, prédios públicos foram esvaziados e as escolas cancelaram suas aulas.

Um primeiro tremor de magnitude 4,8 foi seguido por outro meia hora mais tarde de 5,8, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês). Um terceiro tremor de menor intensidade ocorreu depois.

O epicentro do tremor mais forte foi 26 km a sudeste de Cuilapa e teve profundidade de 40 km, disse o USGS. O tremor balançou prédios na Cidade da Guatemala, a cerca de 52 km de distância.

Com Reuters e AP

    Leia tudo sobre: guatemalaterremototremor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG