Três sismos moderados acentuam sequência de tremores na Argentina

Buenos Aires, 20 jan (EFE).- Três tremores moderados foram registrados hoje no norte da Argentina, somando oito os sismos nos últimos quatro dias no país, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

EFE |

Os novos terremotos, que não causaram prejuízos ou vítimas, foram detectados nas províncias de Jujuy, Santiago del Estero e em San Juan, detalharam porta-vozes do Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres).

Em Jujuy, limítrofe com a Bolívia, o tremor foi de 4,3 graus na escala Richter, e em Santiago del Estero a magnitude atingiu 5,2 graus, indicaram.

O tremor registrado em San Juan, vizinha ao Chile, alcançou 4,3 graus na escala Richter, da mesma forma que nos outros dois casos em que os movimentos profundos não foram percebidos pela população, apontaram as fontes.

Nesta terça-feira, foram registraram três terremotos de média intensidade em San Juan e nas províncias de La Rioja e Tucumán, sem registro de danos ou vítimas.

O primeiro movimento, de 4,6 graus na escala Richter, foi registrado em San Juan, e o segundo sismo, de 4,3 graus, foi sentido em La Rioja, e o terceiro, de 5,4 graus, ocorreu no limite entre as províncias de Tucumán e Catamarca.

Este último, de maior intensidade que os anteriores, foi sentido tanto nestas províncias como nas de Córdoba e Santiago del Estero.

Na segunda-feira passada, um tremor de 5,5 graus na escala Richter sacudiu San Juan e a vizinha Mendoza, sem provocar também não danos e feridos.

Um dia antes, um tremor de 6,3 graus foi registrado no mar argentino, em uma região do Oceano Atlântico, embora não foi percebido em território, conforme as fontes da Defesa Civil na província da Terra do Fogo, a mais austral deste país.

O técnico do Inpres Raúl Goubat advertiu que não há com o que se preocupar e que isto não tem nada a ver com o ocorrido no Haiti, país caribenho que na semana passada sofreu um terremoto de 7 graus na escala Richter. EFE ms/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG