Três presidentes confirmam presença na posse de Lobo

Tegucigalpa, 26 jan (EFE).- Três presidentes, um vice-presidente e delegações de outros 15 países confirmaram que comparecerão amanhã à posse do novo governante de Honduras, Porfirio Lobo, informou hoje à Agência Efe um dos porta-vozes da Comissão de Transferência Presidencial.

EFE |

Os presidentes que estarão presentes à cerimônia de posse de Lobo são Ricardo Martinelli, do Panamá; Leonel Fernández, da República Dominicana, e Ma Ying-jeou, de Taiwan.

O representante da Colômbia será o vice-presidente, Francisco Santos, enquanto o governante desse mesmo país, Álvaro Uribe, confirmou hoje que chegará a Tegucigalpa no próximo sábado para se reunir com Lobo.

Outros países que estarão representados com delegações oficiais na posse de Lobo são Austrália, Belize, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Israel, Japão, Líbano, Malta, Marrocos, Peru, Suíça e Turquia, assim como o Vaticano, acrescentou a fonte.

Também estarão na posse de Lobo representantes de instituições políticas e não-governamentais de Bolívia, Espanha e Itália, indicou a mesma fonte.

O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, anunciou hoje em Bruxelas que o encarregado de negócios da Embaixada do país em Honduras, Alberto Miranda de la Peña, será o único representante oficial da Espanha na posse de Lobo.

A maior parte da comunidade internacional não reconheceu as eleições que Lobo ganhou em 29 de novembro passado por considerar que ocorreram dentro da ruptura da ordem constitucional após o golpe de Estado de 28 de junho de 2009 contra Manuel Zelaya, cujo mandato termina amanhã.

No dia do golpe, Zelaya foi expulso do país pelos militares e substituído por Roberto Micheletti, até então presidente do Parlamento hondurenho, por designação da própria Casa. EFE gr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG