Três americanos presos no Irã reencontram suas mães

Governo do Irã autorizou visita "por razões humanitárias" na última semana

iG São Paulo |

As mães de três jovens americanos detidos no Irã se reencontraram nesta quinta-feira com seus filhos, em um momento de grande emoção, na prisão de Evin, em Teerã, dez meses depois de os jovens serem presos e acusados de espionagem.

A televisão estatal por satélite em inglês "PressTv" divulgou imagens nas quais era possível ver as mães, com o corpo coberto pelo véu islâmico, carregando flores e depois beijando e abraçando seus filhos, em um momento de enorme emoção.

As mães dos acusados de espionagem pediram às autoridades iranianas que libertem os filhos, durante um encontro com a imprensa em Teerã pouco depois da primeira visita aos detentos.

"Pedimos por favor, por favor, libertem eles ", declarou Nora Shourd, mãe de Sarah Shourd. "Pedimos que sejam libertados, mas não sabemos o que vai acontecer. Por favor, deixem-os partir. Seria um belo gesto humanitário que o Irã mostraria ao mundo", completou Cindy Hickey, mãe de Shane Bauer.

Os três presos, que pareciam em bom estado de saúde, afirmaram que estavam muito felizes de ver as mães. "Fomos bem tratados, mas estar sozinha é difícil", disse Sarah Shourd, 31 anos, que está detida separadamente dos colegas Shane Bauer e Josh Fattal, ambos de 27 anos.

Prisão em julho de 2009

Os detidos, Shane Bauer e Josh Fattal, de 27 anos, e Sarah Shourd, de 31 anos, foram presos em 31 de julho quando, segundo eles, faziam uma trilha no Curdistão iraquiano e entraram por engano em território iraniano.

Após meses de pedidos, as autoridades iranianas autorizaram na semana passada os vistos para que as mães "por razões humanitárias" pudessem ver seus filhos.

As mães dos três detidos devem reunir-se amanhã com advogados para preparar a defesa e tentar conseguir uma audiência com as autoridades iranianas para pedir clemência.

* Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: Irãamericanos presos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG