MÉXICO - Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter, acompanhado de outros três de menor magnitude, foi registrado hoje no Mar de Cortés, na costas dos estados de Baja Califórnia e Sonora, no noroeste do México, sem deixar vítimas, segundo fontes oficiais.

O chefe do Serviço Sismológico Nacional (SSM) mexicano, Carlos Valdés, disse à Agência Efe que o tremor, registrado às 13h (15h, no horário de Brasília), teve seu epicentro entre as ilhas de Ángel de la Guardia e Tiburón.

Segundo relatórios, apresentados pela coordenadora geral de Defesa Civil, Laura Gurza, os escritórios da instituição em Sonora "indicaram que não há danos na capital (Hermosillo), nem no litoral", explicou.

"No estado de Baja Califórnia, o número de pessoas é muito pouco", acrescentou Valdés e detalhou que o epicentro aconteceu a entre 200 e 250 quilômetros de Hermosillo e a cerca de 400 quilômetros de Ensenada e Tijuana.

Valdés afirmou que o tremor, que teve uma profundidade de 14 quilômetros, e os outros três que o acompanharam foram registrados em menos de uma hora.

O sismólogo explicou que houve preocupação com a possibilidade da criação de um tsunami depois de um tremor no mar, uma opção que foi descartada por tratar-se de "um movimento telúrico lateral, sem deslocamento no nível vertical".


Leia mais sobre terremoto

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.